REQUERIMENTO - PARA O EXECUTIVO: 016/2025

Informações da matéria
Autor: JOSÉ MARCONDES PEREIRA DA COSTA
Data: 10/03/2025
Visualizações:
Array
Ementa

REQUER DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO, FAÇA A IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO NOSSO MUNICÍPIO.

Justificativa

Justifica-se o pleito acima mencionado, diante dos interesses da Pessoa com Deficiência é uma medida fundamental para garantir a inclusão e a participação efetiva dessa população na sociedade. Onde apresento algumas justificativas para essa iniciativa: A Representatividade, um conselho específico assegura que as vozes das pessoas com deficiência sejam ouvidas nas decisões que afetam suas vidas. Isso promove a representatividade e um espaço onde suas demandas e necessidades podem ser discutidas e atendidas; Nas políticas públicas, onde a criação do conselho facilita a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para a inclusão e acessibilidade. Com a participação de representantes da sociedade civil, é possível identificar as principais lacunas e propor soluções eficazes.
Além do mais, o acesso aos Direitos, o conselho poderá atuar como um defensor dos direitos das pessoas com deficiência, promovendo campanhas de conscientização e ajudando a garantir que as leis e normativas existentes sejam cumpridas, além de lutar pela criação de novas legislações que promovam a equidade. A sua integração social, através do conselho, podem ser desenvolvidas iniciativas que promovam a integração social das pessoas com deficiência, como programas de emprego, educação inclusiva e atividades culturais, contribuindo para a construção de um ambiente mais igualitário.
Visando ainda, a formação e capacitação, o conselho pode promover ações de formação e capacitação para servidores públicos e sociedade em geral, sensibilizando sobre as questões das deficiências e a importância da inclusão. Outrossim, o monitoramento e a avaliação, um órgão dedicado pode monitorar a implementação de políticas e programas voltados para a pessoa com deficiência, avaliando sua eficácia e propondo ajustes quando necessário. Bem como, o fomento à participação da comunidade, podendo incentivar a participação ativa da comunidade em ações e projetos, criando um sentimento de pertencimento e responsabilidade social em relação à inclusão das pessoas com deficiência e suas parcerias, a atuação do conselho pode facilitar parcerias entre o poder público, organizações não governamentais e o setor privado, potencializando recursos e ações em prol da acessibilidade e inclusão.
Diante dos fatos ora expostos peço a aprovação da matéria.

Sala das sessões Francisco Francelino de Moura - Patu/RN, em 10 de Março de 2025.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
10/03/2025 10:50:44 CADASTRADO 
AGENTE: MARÍLIA FERREIRA DO NASCIMENTO MOURA
CADASTRADO   
12/03/2025 18:00:00 VOTAÇÃO ÚNICA  001ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 17ª (DÉCIMA SÉTIMA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (02/02/2025 À 17/07/2025) DE 12 DE MARÇO DE 2025 - ORDEM DO DIA  mais APROVADO POR UNANIMIDADE   
13/03/2025 08:00:00 ENVIO DE OFÍCIO AO PODER EXECUTIVO  COMUNICADO  OFICIO Nº 014/2025 QUE COMUNICA A DELIBERAÇÃO E APROVAÇÃO AO REQUERIMENTO, ENCAMINHADO AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL EM 13/03/2025. 
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MARCONDES DO SINDICATO

VEREADOR

PP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Prefeitura Municipal de Patu - RN

Entidade

Patu

Corpo da matéria

REQUERIMENTO Nº 016/2025 CMP

PATU/RN, EM 10 DE MARÇO DE 2025.

PROPOSITOR: VEREADOR JOSÉ MARCONDES PEREIRA DA COSTA

EMENTA: REQUER DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO, FAÇA A IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO NOSSO MUNICÍPIO.

O VEREADOR INFRA FIRMADO, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PATU/RN, E NOS TERMOS DO REGIMENTO INTERNO, REQUER A VOSSA EXCELÊNCIA QUE SEJA RECEBIDO E SUBMETIDO À APRECIAÇÃO DO PLENÁRIO DESTA CASA LEGISLATIVA O PRESENTE REQUERIMENTO, QUE SOLICITA DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO, FAÇA A IMPLANTAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO NOSSO MUNICÍPIO.

J U S T I F I C A T I V A

JUSTIFICA-SE O PLEITO ACIMA MENCIONADO, DIANTE DOS INTERESSES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA É UMA MEDIDA FUNDAMENTAL PARA GARANTIR A INCLUSÃO E A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DESSA POPULAÇÃO NA SOCIEDADE. ONDE APRESENTO ALGUMAS JUSTIFICATIVAS PARA ESSA INICIATIVA: A REPRESENTATIVIDADE, UM CONSELHO ESPECÍFICO ASSEGURA QUE AS VOZES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SEJAM OUVIDAS NAS DECISÕES QUE AFETAM SUAS VIDAS. ISSO PROMOVE A REPRESENTATIVIDADE E UM ESPAÇO ONDE SUAS DEMANDAS E NECESSIDADES PODEM SER DISCUTIDAS E ATENDIDAS; NAS POLÍTICAS PÚBLICAS, ONDE A CRIAÇÃO DO CONSELHO FACILITA A FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE. COM A PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL, É POSSÍVEL IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS LACUNAS E PROPOR SOLUÇÕES EFICAZES.

ALÉM DO MAIS, O ACESSO AOS DIREITOS, O CONSELHO PODERÁ ATUAR COMO UM DEFENSOR DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PROMOVENDO CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E AJUDANDO A GARANTIR QUE AS LEIS E NORMATIVAS EXISTENTES SEJAM CUMPRIDAS, ALÉM DE LUTAR PELA CRIAÇÃO DE NOVAS LEGISLAÇÕES QUE PROMOVAM A EQUIDADE. A SUA INTEGRAÇÃO SOCIAL, ATRAVÉS DO CONSELHO, PODEM SER DESENVOLVIDAS INICIATIVAS QUE PROMOVAM A INTEGRAÇÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COMO PROGRAMAS DE EMPREGO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ATIVIDADES CULTURAIS, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE MAIS IGUALITÁRIO.

VISANDO AINDA, A FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO, O CONSELHO PODE PROMOVER AÇÕES DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS E SOCIEDADE EM GERAL, SENSIBILIZANDO SOBRE AS QUESTÕES DAS DEFICIÊNCIAS E A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO. OUTROSSIM, O MONITORAMENTO E A AVALIAÇÃO, UM ÓRGÃO DEDICADO PODE MONITORAR A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS VOLTADOS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA, AVALIANDO SUA EFICÁCIA E PROPONDO AJUSTES QUANDO NECESSÁRIO. BEM COMO, O FOMENTO À PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE, PODENDO INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO ATIVA DA COMUNIDADE EM AÇÕES E PROJETOS, CRIANDO UM SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E RESPONSABILIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO À INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SUAS PARCERIAS, A ATUAÇÃO DO CONSELHO PODE FACILITAR PARCERIAS ENTRE O PODER PÚBLICO, ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E O SETOR PRIVADO, POTENCIALIZANDO RECURSOS E AÇÕES EM PROL DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO.

DIANTE DOS FATOS ORA EXPOSTOS PEÇO A APROVAÇÃO DA MATÉRIA.

SALA DAS SESSÕES FRANCISCO FRANCELINO DE MOURA - PATU/RN, EM 10 DE MARÇO DE 2025.

JOSÉ MARCONDES PEREIRA DA COSTA

VEREADOR PROPOSITOR

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
SS_016_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON