REQUER DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, FAÇA A PROMOÇÃO DE CAPACITAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA O ATENDIMENTO ADEQUADO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
Justifica-se o pleito acima mencionado, pela compreensão de que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento da comunicação, socialização e comportamento. No ambiente escolar, é fundamental que professores e demais profissionais estejam capacitados para atender às necessidades específicas desses alunos, proporcionando um ensino inclusivo e acessível.
A Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garante o direito à educação inclusiva e adaptada. Além disso, a Lei nº 14.254/2021 estabelece a obrigatoriedade do diagnóstico precoce e do acompanhamento adequado para estudantes autistas.
Diante disso, é imprescindível que a Secretaria Municipal de Educação desenvolva um programa de formação continuada para capacitar professores, coordenadores pedagógicos, auxiliares e demais profissionais da rede municipal de ensino, abordando temas como:
? Métodos pedagógicos inclusivos;
? Estratégias para lidar com dificuldades comportamentais;
? Comunicação alternativa e aumentativa;
? Adaptação curricular e acessibilidade;
? Parceria entre escola e família.
Investir na capacitação dos educadores é garantir que as crianças autistas tenham um aprendizado de qualidade e estejam incluídas no ambiente escolar de forma respeitosa e eficaz.
Dessa forma, aguardo a análise e aprovação deste requerimento para que possamos construir uma educação mais inclusiva em nosso município.
Diante dos fatos ora expostos peço a aprovação da matéria.
Sala das Sessões Francisco Francelino de Moura – Patu/RN, em 01 de abril de 2025
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 01/04/2025 20:13:06 | CADASTRADO | AGENTE: MARÍLIA FERREIRA DO NASCIMENTO MOURA | CADASTRADO |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Vossa Excelência Prefeitura Municipal de Patu - RN |
Entidade |
Patu |
REQUERIMENTO Nº 050/2025 - CMP
PATU/RN, EM 01 DE ABRIL DE 2025.
PROPOSITOR: VEREADOR MATHEUS FORTE DANTAS BELO
EMENTA: REQUER DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, QUE POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, FAÇA A PROMOÇÃO DE CAPACITAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA O ATENDIMENTO ADEQUADO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
O VEREADOR INFRA FIRMADO, COM BASE NA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE PATU/RN, E NOS TERMOS DO REGIMENTO INTERNO, REQUER A VOSSA EXCELÊNCIA QUE SEJA RECEBIDO E SUBMETIDO À APRECIAÇÃO DO PLENÁRIO DESTA CASA LEGISLATIVA O PRESENTE REQUERIMENTO, QUE SOLICITA DO PODER EXECUTIVO, QUE POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, FAÇA A PROMOÇÃO DE CAPACITAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA O ATENDIMENTO ADEQUADO A ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).
J U S T I F I C A T I V A
JUSTIFICA-SE O PLEITO ACIMA MENCIONADO, PELA COMPREENSÃO DE QUE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) É UMA CONDIÇÃO QUE AFETA O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E COMPORTAMENTO. NO AMBIENTE ESCOLAR, É FUNDAMENTAL QUE PROFESSORES E DEMAIS PROFISSIONAIS ESTEJAM CAPACITADOS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DESSES ALUNOS, PROPORCIONANDO UM ENSINO INCLUSIVO E ACESSÍVEL.
A LEI Nº 12.764/2012, QUE INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, GARANTE O DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ADAPTADA. ALÉM DISSO, A LEI Nº 14.254/2021 ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E DO ACOMPANHAMENTO ADEQUADO PARA ESTUDANTES AUTISTAS.
DIANTE DISSO, É IMPRESCINDÍVEL QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DESENVOLVA UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA CAPACITAR PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS, AUXILIARES E DEMAIS PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO, ABORDANDO TEMAS COMO:
◊ MÉTODOS PEDAGÓGICOS INCLUSIVOS;
◊ ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM DIFICULDADES COMPORTAMENTAIS;
◊ COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA;
◊ ADAPTAÇÃO CURRICULAR E ACESSIBILIDADE;
◊ PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA.
INVESTIR NA CAPACITAÇÃO DOS EDUCADORES É GARANTIR QUE AS CRIANÇAS AUTISTAS TENHAM UM APRENDIZADO DE QUALIDADE E ESTEJAM INCLUÍDAS NO AMBIENTE ESCOLAR DE FORMA RESPEITOSA E EFICAZ.
DESSA FORMA, AGUARDO A ANÁLISE E APROVAÇÃO DESTE REQUERIMENTO PARA QUE POSSAMOS CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO MAIS INCLUSIVA EM NOSSO MUNICÍPIO.
DIANTE DOS FATOS ORA EXPOSTOS PEÇO A APROVAÇÃO DA MATÉRIA.
SALA DAS SESSÕES FRANCISCO FRANCELINO DE MOURA – PATU/RN, EM 01 DE ABRIL DE 2025
MATHEUS FORTE DANTAS BELO
VEREADOR PROPOSITOR