REQUERIMENTO - PARA O EXECUTIVO: 146/2025

Informações da matéria
Autor: MATHEUS FORTE DANTAS BELO
Data: 21/10/2025
Visualizações:
Array
Ementa

REQUER AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO, SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, FAÇA A CRIAÇÃO DO PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE DA MULHER EDUCADORA, DESTINADO À PROMOÇÃO DE AÇÕES INTEGRADAS DE PREVENÇÃO, AUTOCUIDADO E ATENÇÃO À SAÚDE DAS PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, FORTALECENDO A POLÍTICA MUNICIPAL DE VALORIZAÇÃO E BEM-ESTAR DAS SERVIDORAS PÚBLICAS.

Justificativa

Justifica-se o pleito acima mencionado, através da reflexão de que o mês de outubro também nos convida a olhar para as mulheres que diariamente dedicam sua vida à formação de outras pessoas, as professoras e educadoras, que muitas vezes negligenciam o cuidado com a própria saúde em razão das múltiplas jornadas de trabalho e responsabilidades. Inspirado pelo movimento Outubro Rosa, este requerimento propõe a implantação de um programa voltado a promover o acesso facilitado a exames preventivos, palestras, rodas de conversa e campanhas educativas específicas para esse público.

A ideia é que, em parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, sejam realizadas ações dentro das escolas, com apoio da equipe de Atenção Básica, possibilitando que as profissionais da educação participem de momentos de autocuidado, rastreamento e orientação em saúde feminina. Além disso, o programa pode estender-se a outras mulheres servidoras do município, promovendo a valorização da mulher trabalhadora e a construção de uma cultura de prevenção contínua.

Essa proposta tem respaldo na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) e está alinhada aos princípios de promoção da saúde e humanização do cuidado previstos no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao unir o poder público municipal em torno dessa pauta, Patu reafirma o compromisso de cuidar de quem cuida e de fortalecer o vínculo entre educação e saúde como pilares do desenvolvimento humano.

Dessa forma, o Programa Municipal de Saúde da Mulher Educadora não é apenas uma ação de conscientização, mas uma política concreta de valorização e cuidado, que deixará legado permanente para as mulheres que constroem, todos os dias, o futuro da nossa cidade.

Diante dos fatos ora expostos peço a aprovação da matéria.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
21/10/2025 11:03:15 CADASTRADO 
AGENTE: MARÍLIA FERREIRA DO NASCIMENTO MOURA
CADASTRADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

MATHEUS FORTE

1º SECRETÁRIO

PL

Autor

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
SS_146_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON